Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Umas simples batatas

por Moira, em 05.02.09

Estamos em pleno Inverno e vendem-se morangos à porta do Metro. Perco-me no meio da multidão que caminha apressada rumo a casa e sigo o mesmo caminho no mesmo gesto rotineiro, bem agasalhada, de botas e chapéu, que a chuva não pára e daqui a pouco crescem-nos guelras e barbatanas como ao Kevin Costner no filme Waterworld.

Apanho a camioneta das sete, desço umas paragens mais à frente, entro no supermercado da esquina para comprar pão e leite, e... lá estão eles, os morangos outra vez, por momentos penso que é da chuva, que estou a ficar alucinada, mas ao virar do corredor dou de caras com umas ameixas vermelhinhas, isto já para não falar das uvas que agora também se vendem todo o ano. Lembro-me da forma como a Cláudia do Sabor Saudade , mata as saudades do seu país, não deixem de visitar o seu simpático blog, entretanto deixo os morangos para trás, no meu país, os morangos aparecem em Abril e é nessa altura que penso reencontrá-los.

Pego no pão e no leite, enfrento a chuva e o vento e a custo consigo entrar em casa, ponho mãos à obra e faço umas batatas  para acompanhar um resto de carne assada que ainda andava pelo frigorifico. O meu frigorifico está a precisar de uma limpeza geral...

O que também andava pelo frigorifico era uma sandes de presunto ibérico, ou como dizem os espanhóis "un Bocadillo de Jamón Ibérico", os espanhóis têm quanto a mim o melhor presunto da península ibérica, sem desprestígio para o nosso presunto transmontano.

A maravilhosa sandes, que não se comeu simplesmente porque não havia fome foi comprada num restaurante de beira de estrada, cerca de 47 km depois de passar Madrid em direcção a Portugal, chama-se Las Esparteras está aberto 24h e recomendo vivamente uma visita, para além das sandes tem outras coisas deliciosas.

Ora como todos sabem o presunto ibérico é muito mais caro que o serrano e não podia deitar fora tamanha iguaria, assim, descartei o pão duro e meti mãos à obra para fazer umas simples batatas.

Batatas Estufadas com Presunto

Ingredientes:

  • 4 Batatas médias
  • 2 Cebolas
  • 1 dente de Alho
  • Azeite
  • Sal e Pimenta
  • 2 ou 3 fatias de presunto

Preparação:

Põe-se um fio de azeite numa frigideira pica-se para lá a cebola e o alho. Cortam-se as batatas às rodelas e juntam-se à cebola, salpicam-se com um pouco de água, põe-se sal e pimenta e tapa-se a frigideira, reduzindo o lume e deixando que cozam lentamente quase só em vapor. Pode-se mexer de vez em quando, e acrescentar uns borrifos de água se necessário para ter a certeza que não pega ao fundo.

Quando a batata estiver cozida, polvilha-se com o presunto picado e serve-se como acompanhamento de carnes assadas.

 

Nota: A frigideira ideal será uma de ferro com tampa de vidro.

Habitualmente faço estas batatas da mesma forma mas polvilhadas com salsa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:21


WOOK - www.wook.pt


11 comentários

De Joanina a 20.02.2009 às 16:32

Moira,
Ontem "vim buscar" estas batatinhas para o meu jantar. 100% aprovadas!! Não usei cebola, e juntei ao azeite uma colher de manteiga. No final polvilhei com Bacon Bits, e servi a acompanhar salmão grelhado. Um delicia!
Obrigada por mais uma óptima sugestão!
Bom fim de semana.
Bj da Jo

De Moira a 20.02.2009 às 16:38

Olá Jo,
Que bom saber que gostaste. Eu da próxima vez acho que vou pôr um bocadinho de queijo ralado, acho que também deve ficar bom ;))
Beijocas e Bom fim de semana

De Claudia a 07.02.2009 às 18:20

Moira,


Amei as batatas e com presunto, ficaram lindas. Faço sempre batatas assim, mas com bacon (toucinho defumado) cortado bem miudinho, coloco um pouco de queijo parmesão e levo ao forno para derreter o queijo. Eu amo presunto espanhol também, os portugueses, noruegueses e italianos que me perdoem. E gosto mais do presunto ibérico do que do serrano que para o meu gosto anda muito salgado...

Claro que não podias dispensar o presunto do sanduíche, de jeito nenhum. Faço a mesma coisa por aqui pois sempre sobra presunto no pão das crianças e só louco para rasgar dinheiro e jogar comida boa fora...

Obrigada pelos elogios. VIndo de você é uma alegria grande para mim pois teus blogs são uma inspiração. E ainda recebi os elogios de Leonor. Vou lhe contar que acho o blog de Leonor o mais lindo e mais gostoso da internet toda. É uma sobremesa mais maravilhosa do que a outra. Essa moça vai longe, muito longe na carreira de pasteleira...

E olhe, como diria no Brasil, 'se jogue' nos morangos, mesmo que verdes. Sabes que aqui os mercados estão todos cheios de framboesas portuguesas e elas estão lindas e grandes. Mas framboesas não me enfeitiçam, se ainda fossem morangos.

E quanta chuva é essa que caí por aí? O que eu digo é que é melhor chuva do que neve.

Beijos,

C.

De Moira a 08.02.2009 às 21:57

Oi Cláudia,
Gostei da sugestão do queijo, da próxima vez vou esperimentar.
Tu és uma óptima contadora de histórias e é por isso que gosto de passar pelo teu blog, e depois tem a música que também é "deliciosa".
Tens razão o blog da Leonor é o mais gostoso da internet a nível mundial, apetece experimentar tudo, eu já fiz a trufas dela e são uma delícia. Se ela um dia abrir uma pastelaria no Porto eu farei 300 Km só para provar as delicias dela :)
Entre os morangos e as framboesas a escolha é difícil porque gosto das duas, mas as framboesas por aqui são muito caras, eu diria que são um luxo, e vê-se pouco à venda, agora percebo, estão a ir todas para a Noruega ;)
A chuva tem sido demais, há semanas que não pára de chover, começa a ser depressivo porque Portugal é um país com bastante sol, mas também concordo contigo, antes chuva do que neve, então quando começa a derreter fica uma papa lamacenta horrorosa.
Bjs
Moira

De aespumadosdias a 07.02.2009 às 08:39

Ainda bem que há fruta fora de época. Caso contrário só se comia pêras, meças e uvas. Ontem à noite comi um pessego.

De Canela a 06.02.2009 às 20:17

No aproveitar está o ganho....
Essas batatinhas têm um ar delicioso!
Bj

De Moira a 07.02.2009 às 01:07

Olá Canela,
É verdade, da forma como estão as coisas hoje em dia, temos mesmo que aproveitar tudo, senão qualquer dia estamos a fazer caldo de ossos como no tempo da minha avó.
Bjs

De leonor a 06.02.2009 às 18:09

Olá Manuela!

Realmente tem estado um tempo horrível!!!
Até aqui em Maiorca, que costuma ser raro chover, este ano tem chovido a potes e o frio tem sido fora do normal.
Mesmo assim, aqui também já se encontram morangos...aqui costumam aparecer muito cedo!

Esse aproveitamento da sandes que sobrou não poderia ter sido melhor! Seria um desperdicio tê-lo deitado fora, quando ficou tão bem com essas batatas estufadas!!! Deve-lhe ter dado um saborzinho extra maravilhoso!!!

PS1 Também adoro visitar o blog da Cláudia...é sempre interessante ler aquilo que escreve!

PS2 É a segunda vez que escrevo este comentário porque o primeiro se eclipsou quando cliquei na tabela de medidas!
Não me leve a mal, mas não é bom que ao clicar na sua tabela de mediadas se saia imediatamente da sua página.
Devia conseguir alguma forma de aparecer a tabela numa outra página, mantendo sempre a original!!!
( só é bom para evitar que os seus leitores lhe escapem! ;) )


Beijinho!

De Moira a 06.02.2009 às 18:56

Olá Leonor,
O pior é que o raio dos morangos não me saem da cabeça ;)) tenho dito para mim mesma, não prestam, estão verdes como a história da raposa, mas não sei por quanto tempo vou aguentar, até abril ainda é muito tempo...
Com tanto frio por aí a coisa está mesmo má, já não posso dizer que saudades do calor de Maiorca, onde passei s meus dois últimos anos de férias com temperaturas tropicais, eu que sou friorenta pela primeira vez não usei casaco á noite :))
PS1 A Cláudia é uma óptima contadora de histórias por isso já não dispenso uma visita ao Blog dela.
PS2 Ai, ai, ai acho que vou ter que atirar a tabela fora, não posso perder leitores... Fora de brincadeiras, eu não faço a mínima ideia como isso se faz, eu utilizo uma plantaforma de Blogs do Sapo, que está pré-definida, e confesso não sei nada de programação a única coisa que sei fazer é mudar a foto do topo do Blog e acrescentar coisas na barra lateral, que tem que ser obrigatóriamente lateral. Já agora, gostei muito da nova apresentação do FD e gosto muito da organização em separadores, mas acho que isso deve ter a ver com a plantaforma que utiliza. Resumindo eu sou um bocadito naba em questões de internet e burro velho já não aprende línguas, embora eu faça um esforço ;)
Beijocas

De Joanina a 06.02.2009 às 15:16

Que óptima sugestão para cozinhar batatas. Acho que sou capaz de as comer mesmo só assim, uma pratada delas!! Eu adoro batatas!!
E bom ter-te de volta!... Espero que as ferias tenham sido boas. As minhas foram óptimas e já sinto saudades delas...
Bom fim de semana!
Bj da Jo

De Moira a 06.02.2009 às 16:01

As férias são sempre boas... porque será?
Fui acompanhando as tuas pelo blog e acredito que já deves estar cheia de saudades. Mas afinal isso também é bom, ajuda-nos a viver e a ter objectivos. Quanto mais não seja a juntar dinheiro para as próximas ;))
As minhas foram óptimas, com muito frio e muita neve, no topo dos pirinéus. É bom para fazer uma pausa no inverno e ajuda a arejar as ideias hehehe só a viagem é muito cansativa, mas não há bela sem senão.
Quanto ás batatas, também podes fazer tudo igual e pôr no forno tapado com folha de alumínio e tirando a folha no fim para corar as batatas. O presunto deu-lhes graça mas não é necessário pode levar só salsa picada como sempre fiz
Bjs e bom fim de semana

Comentar post



Fotos no Flickr




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tradutor



Também estamos aqui

Facebook

Tertúlia de Sabores da Moira

Divulga também a tua página


Instagram

Instagram


Pinterest

Pinterest


Networked Blogs


Eventos na Blogosfera

World Bread Day

World Bread Day 2016 (October 16) World Bread Day 2015 (October 16)


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2007
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D